sexta-feira, 5 de março de 2010

Propriedades organolépticas da matéria

Wikipédia, a enciclopédia livre. Link da postagem original
Enviado por: Rafael Ratier

Chamam-se propriedades organolépticas às características dos objetos que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, o sabor, o odor e a textura[1][2].
Estas propriedades são importantes em marketing, mas principalmente na avaliação do estado de conservação de alimentos, que frequentemente são sujeitos a um "exame organoléptico" para verificar se estão em boas condições para o consumo.

Índice


1 Cor


2 Brilho


3 Sabor


4 Odor


5 Textura


6 Referências


Cor
A cor pode ser percebida pela visão, uma matéria pode possuir cor ou não, um exemplo de matéria incolor é a água, e um exemplo de matéria colorida é um balão voando no céu.
Os alimentos, como a carne, o peixe e os vegetais, têm cores próprias e quando são apresentados com uma cor diferente podem ser rejeitados pelos consumidores, seja por uma questão de hábito, seja por mostrarem indícios de deterioração.

Brilho
Brilho é a capacidade de uma substância a refletir a luz, que também é percebida pela visão. A madeira é um exemplo de uma substância de baixo brilho enquanto que os metais possuem um alto brilho.

Sabor
Sabor é uma propriedade percebida com o paladar; as substâncias podem apresentar ou não sabor como no caso da água pura. Substâncias com sabor são os alimentos em geral.

Odor
O odor é uma propriedade que pode ser percebida com o olfato; uma flor, como a rosa pode ter cheiro (odorífera) ou não (inodora). Os alimentos também têm o seu odor próprio e um odor diferente pode indicar que o alimento não se encontra em condições para consumo (por exemplo, odor a putrefação).

Textura
A textura é uma propriedade que pode ser percebido pelo tato e, do ponto de vista do consumidor, é importante, por exemplo nos texteis e nos alimentos.

Referências
1.↑ Camargo, Adriano Costa de "Conservação por irradiação" no site do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Brasil)
2.↑ "Organoléptico" no Moderno Dicionário Michaelis da Língua portuguesa

Um comentário:

ismael disse...

sou um estudante

Postar um comentário